Amazonas registra crescimento de 27,4% de novas empresas em maio

Outro destaque positivo para o Amazonas é a marca histórica de 46 minutos para constituição de um novo empreendimento

02/06/2023 15h14 - Atualizado em 02/06/2023 às 15h14

O estado do Amazonas registrou no mês de maio deste ano, um crescimento de 27,4% em crescimento de aberturas de empresas em comparação ao mês de abril, conforme dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM), da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). Outro destaque positivo para o Amazonas, em maio, é a marca histórica de 46 minutos para constituição de um novo empreendimento no mercado local.

 

Com um total de 739 constituições, o resultado do mês de maio ficou atrás apenas do período de março que obteve 787 novas aberturas, com uma diferença de apenas 48 empresas. Já em análise com os números de abril, a diferença sobe para 159 novos empreendimentos. Com evidência para Manaus com 535 novos empreendimentos, Manacapuru com 27, Itacoatiara com 16, Humaitá e Parintins com 14 e Tefé com 13 novos negócios.

Em constante evolução, a Junta Comercial do Amazonas, registrou em maio o menor tempo já estimado para abertura de um novo empreendimento no estado. Levando em consideração, que o mês anterior, o empreendedor já consumia apenas o tempo médio de 53 minutos para abertura de um novo negócio. Marca histórica para o órgão, que desde abril de 2019, tornou-se 100% digital em todos os 62 municípios.

De acordo com a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, a Jucea tem trabalhado e investido constantemente para consolidar e apresentar novas melhorias dos serviços e atendimentos oferecidos pelo órgão do estado.

“Nosso objetivo é fundamentar serviços que sejam capazes de garantir, sempre, aos nossos usuários uma base extremamente sólida e segura, além de dar o suporte necessário e atender com toda a segurança as demandas dos empresários. E todos os benefícios que surgem são frutos desse trabalho”, afirmou.

Alterações

Outro destaque do mês de maio foi o aumento de processos de alterações no registro mercantil, com um total de 3.456 processos. No mês de abril o número foi de 2.738. Um crescimento de 26,2%.

A alteração de uma empresa, ocorre quando o empreendedor requer trocar o endereço empresarial, ou acrescentar uma atividade econômica ao negócio, por exemplo.

Natureza jurídica

Entre os tipos empresariais mais registrados no mês de maio deste ano, a modalidade de Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelos empreendedores, com um total de 467 constituições. Seguida do registro de Empresário Individual, com 246 aberturas.

Segmentação

Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a segmentação de serviços obteve 438 novas empresas no mercado, seguida do setor de comércio com 252 e de 28, na segmentação de indústria.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal. E estão disponíveis no site da Jucea, na aba serviços/ estatística.


Notícias Relacionadas »