Iniciou, nesta segunda-feira (29), o Provão Eletrônico que está ofertando 12 mil vagas na capital amazonense. Por meio da prova, quem está fora do período regular pode concluir o ensino fundamental ou médio. As inscrições estarão disponíveis até o dia 02 de junho.
Para a prova do Ensino Fundamental, os candidatos precisam ter, no mínimo 15 anos, e 18 anos para o Ensino Médio.
Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/.
No ato da inscrição, os alunos podem escolher o local de realização da prova. No total, quatro escolas da rede estadual estão disponíveis:
A aplicação do exame eletrônico acontecerá no período entre 5 de junho e 30 de setembro, e o candidato deve se atentar às datas.
Desde a implantação do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), em 2008, a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc-AM) já atendeu mais 344 mil candidatos, entre estudantes da capital e interior.
“Nós destinamos o prazo de uma semana para agendamento, porém, normalmente as vagas acabam em no máximo três dias. A taxa de ocupação beira os 100%, então o nosso conselho é que os estudantes estejam atentos à abertura do prazo”,
disse o coordenador do SEA, Luciano Melo.
Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com 8 e 12 componentes curriculares, respectivamente.
Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.
No edital do Provão do Ensino Fundamental constam as seguintes disciplinas:
Nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.
Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.
Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail [email protected], ou na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, localizada na Rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, Zona Sul de Manaus.
Na data da realização da prova, o candidato deverá ir ao local escolhido com comprovante de agendamento, do RG e CPF originais.
Ainda está prevista para Manaus mais uma janela de realização do provão entre os meses de outubro e dezembro.
Segundo a Seduc, mais 12 mil vagas serão ofertadas, totalizando aproximadamente 36 mil vagas durante todo o ano, somente na capital.
No interior, o provão eletrônico retorna em setembro, nos municípios de Parintins, Tefé, Boca do Acre e Coari. Seis mil vagas serão disponibilizadas.