10/05/2023 às 14h21min - Atualizada em 10/05/2023 às 14h21min

Estudantes de Manaus se preparam para as profissões do futuro

Projeto realizado com cerca de mil alunos e cem professores da rede municipal de ensino

Desde o dia 3 de abril, professores e alunos da rede estadual de Manaus, no Amazonas, participam do Programa de Inovação e Empreendedorismo, que os prepara  para enfrentar as mudanças mundiais do mercado de trabalho. O projeto é patrocinado pela BIC e realizado pela NTICS Projetos, que realiza ações culturais e socioambientais que já impactaram 3,7 milhões de jovens e adolescentes ao longo de mais de 20 anos. As próximas oficinas ocorrem nos dias 18 e 25 de maio na escola Arthur Araújo, no bairro de Nossa Sra. das Graças.

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho na última década, faz-se necessário preparar as novas gerações para se manterem competitivas, desenvolvendo ações práticas que facilitem a entrada desses jovens em um cenário cada vez mais dominado por novos comportamentos e pela tecnologia. “Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, que já começam a pensar em escolher uma profissão, quais serão as habilidades necessárias em um futuro próximo e como podem construir negócios mais adaptados e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Abílio Martins, Diretor da NTICS.

Estruturado em quatro oficinas, o programa é disponibilizado em ambiente digital, começando com workshops que visam a formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, inovação, criatividade, entre outros. Em 4 de abril, os alunos tiveram um evento de abertura, no qual além de conhecer as etapas do projeto, vão entender os conceitos básicos da evolução do mercado de trabalho.
 
“Com presença global em vários continentes e mais de 10 mil funcionários, a BIC é uma empresa inovadora e, como parte de seu compromisso com a inovação, reconhecemos a importância de fortalecer iniciativas que ajudam na formação de jovens e no entendimento de suas potencialidades”, afirma Jean Hamon, diretor da fábrica da BIC em Manaus.

O projeto ainda vai desenvolver mais três oficinas online até o final de maio, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nos temas Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, onde devem desenvolver um projeto em equipe, orientados por um professor, sobre os temas trabalhados ao longo do programa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.