Na última quarta, 5 de abril, o Brasil vivenciou a tragédia da creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. O episódio em si, além vitimar as quatro crianças, pode impactar diretamente o desenvolvimento das outras crianças que estavam presentes e testemunharam no local e até mesmo daquelas que ficaram sabendo do ataque por algum meio de comunicação.
Segundo Maria Beatriz Linhares, Professora Associada Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e membro do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), neste momento, é importante ações de diferentes níveis.
De imediato, é preciso atender as necessidades das crianças e familiares envolvidos para minimizar os potenciais impactos. Também é necessário escutar as crianças para saber como elas estão se sentindo em relação ao tema e organizar as formas de suporte às crianças. Além disso, os professores devem ser apoiados para o enfrentamento desta situação estressora.
“As crianças mais novas podem se sentir inseguras, ter mais dificuldade em se separar dos pais e cuidadores, mostrar mais dependência e medos. É possível também que elas apresentem alterações comportamentais ou regressões dos comportamentos já adquiridos. É importante, nesse momento, acolher os pequenos e seus familiares com ajuda especializada psicológica”, relata a professora.
Maria Beatriz Linhares ainda lembra que a creche é um ambiente de proteção e segurança, no qual a criança estabelece vínculos e estímulos essenciais para garantir a aprendizagem. Nesse sentido, ataques como esse rompem toda essa estrutura de segurança emocional para o desenvolvimento e aprendizagens.
“O problema da violência nas escolas transcende ao espaço escolar e se interliga ao problema maior da violência generalizada da sociedade. Temos que agir em rede integrada e intersetorial. Não basta colocar segurança e vigilância na escola se a comunidade e sociedade tem indivíduos violentos e a expressão livre dos problemas de saúde mental”, completa.
Sobre o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O NCPI é composto, atualmente, por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.