27/03/2023 às 22h34min - Atualizada em 27/03/2023 às 22h34min

O que pode causar mal para meu pet? Veja lista de plantas e alimentos tóxicos

Animais intoxicados podem apresentar uma série de complicações que vão além de sintomas como vômitos e diarreias

Luísa Hirata, do Jornal da USP - CNN

A intoxicação de pets por alimentos e plantas é uma das principais preocupações de tutores.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reuniram informações sobre como criar um ambiente doméstico seguro para gatos e cachorros. A cartilha, que também apresenta dados que abrangem outros bichos, como coelhos e aves, é resultado de um projeto de extensão universitária de alunas e professores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Animais intoxicados podem apresentar uma série de complicações que vão além de sintomas como vômitos e diarreias, como explica Júlia Waldvogel, aluna integrante do projeto. “Algumas plantas podem ser extremamente perigosas e até causar falhas na função do coração e do sistema nervoso do pet”, afirma.

Embora animais domésticos contem com instinto para saber diferenciar o que pode fazer bem e o que pode ser nocivo, parte dessa habilidade se perdeu com mudanças associadas ao processo de domesticação.

Riscos de alimentos e plantas

Algumas espécies de plantas podem ser perigosas se forem ingeridas, mastigadas ou apenas ao entrar em contato com a pele do animal. No entanto, é possível manter um ambiente com pets e plantas, desde que sejam adotadas medidas para a manutenção de uma distância segura. Como exemplo de plantas tóxicas, os especialistas citam o antúrio (também conhecido como flor-de-jorge-tadeu e planta-flamingo), a azaleia e a comigo-ninguém-pode.

Alimentos considerados tóxicos não devem ser oferecidos, nem mesmo em pequenas quantidades, ou deixados em locais de fácil acesso pelos animais. Com habilidade de subir em diferentes lugares com facilidade, gatos podem explorar ambientes como armários abertos ou o topo da geladeira, por exemplo.

A cartilha aponta comidas que podem causar desequilíbrios no organismo animal, com o risco de deixá-lo em estado grave.

A divulgação também busca auxiliar médicos-veterinários e profissionais do segmento pet, com cursos e materiais técnicos de capacitação e distribuição de guias e cartazes informativos em clínicas e hospitais universitários.

“No começo, direcionamos muitas atividades para levar informação aos donos de cães e gatos”, diz Júlia. “Mas com o tempo enxergamos outras oportunidades de público-alvo que poderiam complementar muito bem a promoção de um ambiente seguro e saudável para os pets”.

 

Confira a Revista digital das plantas ornamentais tóxicas:

https://www.petmosfera.com/revista-digital

 

Sinais de intoxicação

Em caso de suspeita de intoxicação, os animais devem ser levados ao médico veterinário.

Alguns dos sinais clínicos são: náuseas, diarreia, dificuldade para respirar, aumento da frequência cardíaca, convulsões, alterações no comportamento e reações alérgicas. Os sintomas podem se manifestar de imediato ou levar algumas horas e até dias, e sua intensidade também é variável.

Para escolher onde colocar as plantas tóxicas em casa, avalie quais lugares seu animal de estimação costuma visitar e até onde eles alcançam. Para a alimentação dos pets, siga as instruções do médico veterinário para saber o que pode ser acrescentado à dieta deles de forma adequada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.