23/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h00min

Conselhos de Nutricionistas se mobilizam para a criação da frente parlamentar em defesa do nutricionista

Conselhos de Nutricionistas se mobilizam para a criação da frente parlamentar em defesa do nutricionista

SALA DA NOTÍCIA CRN - 3
https://www.crn3.org.br/
CRN-3
O Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3 SP e MS) em conjunto com o Sistema CFN/CRN lançaram a campanha de mobilização pela criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Profissional Nutricionista.

A Frente, que precisa da assinatura de 198 parlamentares para ser criada, foi proposta pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE) e tem como objetivo a criação de um importante espaço para discussão de pautas que vão ao encontro dos interesses da população, sobretudo na promoção e recuperação da saúde humana e segurança alimentar.

A iniciativa se configura necessária quando analisamos o papel do nutricionista na sociedade e os dados sobre alimentação no Brasil. De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, em 2022, mais de 33 milhões de brasileiros não tinham acesso à alimentação adequada, básica para manutenção da saúde, e mais de 50% da população vivia com algum grau de insegurança alimentar.

Este ano, com o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão de assessoramento diretamente ligado à Presidência da República, que tem como prioridade o combate à fome no Brasil, as entidades unem forças para discutir os rumos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e encontrar soluções para os problemas da fome e da insegurança alimentar vivenciada pela maioria da população brasileira.

Para o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP e MS), que concentra mais de 30% dos profissionais da Nutrição do país, a criação da frente parlamentar é urgente. “Essa iniciativa é fundamental para sociedade, considerando as dimensões continentais do nosso país e todos os desafios que temos de superar, como a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada à população em todas as fases da vida, previsto entre os direitos sociais da Constituição Brasileira. A Nutrição e os nutricionistas, enquanto profissionais da saúde, são agentes de qualidade de vida e bem-estar humano”, diz Rosana Nogueira, presidente do CRN-3.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Profissional Nutricionista também tem como foco a valorização do profissional perante à sociedade. Atualmente, o nutricionista atua em 6 áreas com a finalidade de atender as necessidades da população: alimentação coletiva; clínica; esporte e exercício físico; saúde coletiva; cadeia de produção, indústria e comércio de alimentos; ensino.
O nutricionista atua em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem como fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Por CRN-3
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.