As fabricantes de produtos odontológicos associadas ao BHD (Brazilian Health Devices) fecharam contratos de exportação de US$ 2,35 milhões, durante o 40º CIOSP, que ocorreu entre 25 e 28 de janeiro em São Paulo. Por meio do Projeto Comprador – ação promovida pelo BHD, projeto setorial da ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, em parceria com a ApexBrasil – foram realizadas 139 reuniões entre produtores brasileiros e clientes de diversos países.
Esta foi a primeira rodada de negócios presencial após a pandemia de covid-19 e os resultados foram bastante positivos. A previsão é que esses negócios iniciais tenham a capacidade de movimentar US$ 6,78 milhões em contratos nos próximos 12 meses.
“Nas nossas rodadas, muitas empresas acabam tendo contato com mercados que muitas vezes nem estavam nos seus planos estratégicos. E isso possibilita que a indústria nacional encontre compradores de diferentes regiões em um mesmo momento e sem sair do país é engrandecedor. Abre novas portas e alavanca as oportunidades de internacionalização”, conta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. Esta edição do Projeto Comprador foi realizada durante o 40º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), aproveitando, portanto, o excelente ambiente de negócios promovido pelo evento.
Para José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO essa nova edição do Projeto Comprador promovido pelo BHD foi, sem dúvidas, a melhor maneira de colocar a indústria local em contato com negociadores estrangeiros. “Muitas das empresas associadas ao BHD estavam participando do projeto tinham estandes na feira e, após as reuniões individuais, elas conseguiam dar continuidade aos contatos, levando os compradores até o estande para demonstrar produtos e entregar amostras. Essa possibilidade ampliou ainda mais o escopo positivo de um projeto que desenvolvemos há bastante tempo”, comenta.
Os compradores que participaram do projeto são da Colômbia, Israel, Índia, Arábia Saudita, África do Sul e México. Representante da empresa árabe MBA Dental que está há mais de 20 anos no mercado odontológico, Bahaa Barakat disse ter ficado impressionado com a organização da ação, tornando-se um dos exemplos de contato que participou das reuniões e, posteriormente, visitou as empresas no pavilhão de exposições. “Foi um evento muito bom, com ótimas reuniões e a apresentação dos materiais de forma bastante organizada”, disse, enfatizando que os contatos previamente agendados atendiam precisamente às demandas que ele buscava solucionar.
Do outro lado – o das fabricantes brasileiras – a possibilidade de direcionar as reuniões a quem estava interessado nos seus produtos foi um dos grandes diferenciais. “Por meio da plataforma digital disponibilizada pela ABIMO, pudemos agendar reuniões com compradores que haviam demonstrado interesse em conhecer nossa empresa e portfólio de produtos”, comenta Luiza Calumby, representante da Orthometric, empresa brasileira habituada a participar de diferentes feiras e exposições do setor de odontologia no mundo.
Ao longo de 2023, o Brazilian Health Devices deve promover outras edições do Projeto Comprador, colocando a indústria nacional de dispositivos médicos em contato direto com compradores interessados em conhecer mais a fundo a excelência do produto brasileiro.