26/01/2023 às 15h38min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h00min
Cassiano Araujo abre a mostra 'Dos Santos' no Museu de Arte Sacra de São Paulo
Mostra iconográfica dos santos do Brasil
Silvia Balady
divulgação
“O crescimento espiritual despertou meu corpo para o profundo compromisso com minha capacidade criativa e inventiva de defesa dos reais valores morais; de verdadeiros sentimentos para produzir, proteger, fortalecer e celebrar os valores da arte, fé, caridade, justiça, amor, esperança e paz, me conduzem o destino, a humanidade, em especial os mais vulneráveis, religiosos, refugiados, povos originários, crianças, velhos, mulheres, negros, deficientes físicos, políticos, diplomatas, filósofos, cientistas, jornalistas, juristas, construtores, engenheiros, arquitetos; a classe artística, poetas, escritores, músicos, atores, escultores, joalheiros, pintores e o meio ambiente”, explica o artista.
Cassiano Araujo é um artista que atua em vertentes várias e, nas palavras de Fabio Porchat, Presidente da ALA, exemplifica: “Precoce na pintura a óleo, foi se firmando, paulatinamente, no Parthenon dos grandes artistas latino-americanos, conforme previ em texto publicado naqueles idos. Portanto, acompanhei sua trajetória pictórica desde o início, quando, por diversas vezes, coube-me assisti-lo na curadoria de eventos e importantes exposições em diversos estados brasileiros e países no Cone Sul”.
As telas da série exibida são de impacto e vibração incomuns. Traços delicados mas precisos que formam personagens conhecidos e caros a todos.
“O mais bonito da obra de um artista é a sua sensibilidade para perceber os sinais; são das pequenas observações do cotidiano, aos fenômenos mais gritantes, como esses que estamos vivendo nesses tempos difíceis de pandemia, que vão suscitando esses encontros profundos com o mais íntimo da alma”, diz a historiadora Claudine Melo Dutra sobre o trabalho de Cassiano Araujo.
“Estar presente com essa exposição, significa estar em comunhão com a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria;
E com as bençãos do primeiro Santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão!”
Exposição: “Dos Santos”
Artista: Cassiano Araujo
Curadoria: Beatriz Cruz
Período: de 22 de janeiro a 12 de março de 2023
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento (entrada opcional) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem - mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares - mediante comprovação
INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU
Número de obras: 21
Técnicas: óleo s/ tela
Dimensões: variadas
Midias Digitais
Site: www.museuartesacra.org.br
Instagram: https://www.instagram.com/museuartesacra/
Facebook: https://www.facebook.com/MuseuArteSacra
Twitter: https://twitter.com/MuseuArteSacra
YouTube: https://www.youtube.com/MuseuArteSacra
Google Arts & Culture: https://bit.ly/2C1d7gX