Nos últimos anos, o gênero sul-coreano de pop influenciou a criação de covers de dança. Eventos de k-pop na região norte cresceram na última década.
Reprodução
Batidas eletrizantes, coreografia sincronizada, produções profissionais. Onda sul-coreana influenciou a criação de grupos covers de dança do gênero de k-pop por todo o Brasil, tornando também cada vez mais comuns na capital amazonense.
Os k-covers atravessam a camada de apenas diversão, abrindo espaço para produções artísticas mais elaboradas e até participação em competições.
De acordo com dados divulgados pelo Twitter, em 2021, o Brasil realizou quase 8 bilhões de postagens sobre k-pop na plataforma, se configurando o oitavo país que mais comentou a respeito. O número demonstra a força do gênero musical no consumo e gosto brasileiro.
Em Manaus, a quantidade de eventos de k-pop e competições de k-cover aumentaram expressivamente nos últimos anos, devido a alta procura do público. Diversos grupos iniciaram a partir do interesse de integrar esse universo e viver a experiência inspirados nos idols.
O grupo manauara Big Pearl Girls Dance Group se consolidou nas competições e está se preparando para mais um torneio de dança. Criado em 2017, as onze integrantes, Aiko, Bella, Bri, Japa, Lilly, Liza, Mel, Rafa, Rani, Ray e Yas, uniram a amizade e a paixão pela dança e pelo k-pop, elevando para a formação do grupo de k-cover.
As jovens caminham para participar do KDT, competição de dança coreana, que acontece pela primeira vez na região norte no Games Ram Geek. Entre os ensaios aos finais de semana, há um verdadeiro profissionalismo e cuidado na preparação da coreografia e dos figurinos.
O resultado final é pensado minuciosamente. Além disso, defendem o valor cultural e o destaque que eventos e campeonatos direcionados a esse público possuem, em especial, ao auxiliar na desmistificação da ideia negativa que circula o k-pop e os covers.
“Temos a chance de mostrar o peso que o k-pop tem na cidade de Manaus, mostrar como nós somos apaixonados por tudo que a cultura coreana nos proporciona, e esperamos ter muitas outras oportunidades como está no futuro”, afirma o grupo.
Além dos grupos participantes da competição, o evento proporciona o Espaço K-pop, uma atmosfera para quem curte o estilo musical, trazendo uma programação voltada para esse público.
O grupo paulista de b-pop EVE é uma das atrações confirmadas no Games Ram Geek. O girlgroup cresceu em escala nacional, dominando os palcos ao combinar músicas autorais e covers inspirados em k-pop. Assim como o BPG Dance Group, o EVE transformou o amor pela cultura coreana em arte.
Os finalistas do KDT se apresentam no final de semana, sábado (21) e domingo (22). O EVE fecha a noite nos três dias do evento.
O Games Ram Geek acontece de 20 a 22 de janeiro, no Studio 5. Na maior estrutura da região norte, o evento é voltado para a comunidade geek e gamer, a partir de uma programação contando com campeonato de jogos eletrônicos, concurso de cosplay e apresentações musicais.
Os ingressos estão disponíveis no site ingresse.com/gamesram.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/games-ram/noticia/2023/01/21/grupos-de-k-cover-conquistam-espaco-em-manaus.ghtml