19/01/2023 às 15h57min - Atualizada em 20/01/2023 às 00h01min

Empresas doentes emocionalmente

especialista em gestão de conflitos fala da saúde mental nas empresas

SALA DA NOTÍCIA Andrea Feliconio Lima
Diana Bonar

Comunicação não violenta ajuda na saúde mental dentro das empresas!

Segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Outros dados também mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.
Estamos no Janeiro Branco e muitas campanhas abordam o tema, mas como está a situação da saúde mental no ambiente de trabalho?
Vale destacar que esse assunto foi abordado no Congresso Latino-Americano de Recursos Humanos de 2022 (CONARH), com foco da importância de gestores criarem uma cultura organizacional de bem-estar. Ao mesmo tempo em que o tema da resiliência como suporte para esta saúde mental também foi muito explorado.

“Eu fui uma das palestrantes desse Congresso e neste contexto, os gestores aparecem não apenas como influenciadores de um clima saudável, mas também como exemplo de autocuidado em si. Como previu o futurista Jamais Cascio: estamos vivendo em um contexto instável e imprevisível e ansioso como nunca. Ou seja, as pessoas estão mais vulneráveis e ansiosas ao mesmo tempo em que precisam desenvolver habilidades de adaptação e de resolução de problemas complexos, inclusive dentro do âmbito do trabalho”, enfatiza Diana Bonar, especialista em gestão de conflitos e de Comunicação não Violenta (CNV).

Mas o que as empresas têm a ver com isso?
De acordo com o Projeto Aristóteles do Google, no qual um grupo de pesquisadores buscou investigar as características de um grupo de alta performance, o que traz maior e melhor resultado para uma empresa é o fator da segurança psicológica.
Ou seja, segundo Diana, em um ambiente onde os colaboradores possam ser autênticos, expressar quem são, dizer o que incomoda com respeito, onde não há medo de julgamento ou punição, as pessoas tendem a se sentir mais seguras e acolhidas.
“Esses ambientes são mais criativos, inovadores e as pessoas têm o foco na solução”, frisa a especialista em CNV.

De acordo com a mesma pesquisa, não é o nível de formação acadêmica ou técnica que forma um grupo de alta performance.  Para Diana, investir na saúde mental e emocional de sua equipe não é apenas sobre ter um olhar humano e sensível, mas também sobre estratégia de desenvolvimento, retenção de pessoas e melhores resultados.

Para qualquer grupo de pessoas criar um ambiente de confiança, que é a base da construção da segurança psicológica, é importante poder se expressar e também que eles sejam ouvidos.

Diana ainda reforça que é essencial que esse grupo possa mostrar vulnerabilidade, por exemplo, quando algo na vida pessoal não vai bem e que se tenha um suporte necessário dentro das corporações (até para liberdade de discordar de distintos assuntos e mesmo assim serem ouvidos independente da questão).

Entenda com Diana Bonar, por que a CNV é uma abordagem extremamente eficiente:

  1. Na esfera interpessoal, é uma abordagem extremamente eficiente na construção da confiança e na condução de diálogos sensíveis. Justamente porque a CNV mostra o caminho de como ser assertivo (relatar incômodos, pensamentos, visões) e ao mesmo tempo empáticos (quando me importo com o outro e busco compreendê-lo).
 
  1. A CNV é também uma jornada de autoconhecimento que envolve autocompaixão e autocuidado. Só conseguimos oferecer empatia aos outros se nós também recebemos. A CNV propõe uma gestão das emoções que acontece também com colaboração do coletivo.
 
  1. A CNV olha também para como os sistemas são organizados. Ou seja, essa abordagem questiona se as normas culturais ou regras escritas, protocolos e processos internos de uma empresa, escola, família ou igreja contribuem para um ambiente saudável conectado à vida ou se atrapalha a construção de um crescimento alinhado com esses valores.
 
  1. A sua composição em 3 esferas (Intrapessoal, interpessoal, sistêmica) junto com os seus dois pilares (autenticidade/assertividade e empatia), ancorados nos princípios e linguagens das necessidades e sentimentos humanos, permite e encoraja gestões humanizadas e colaboradores mais conscientes e colaborativos.


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