O country no Brasil é um movimento cultural que está tomando conta da cena musical, aparecendo nas principais paradas de áudio, redes sociais e em todas as plataformas digitais.
O movimento surgiu, em 1920, nos Estados Unidos, onde começaram a fazer música utilizando instrumentos importados da Europa e da África. Desde então, ele vem conquistando patamares internacionais, inclusive o Brasil.
Contudo, é necessário esclarecer que, o sertanejo e o agronejo nacional não são a mesma coisa que o country norte-americano. Os três gêneros falam sobre temas similares, mas sofrem algumas alterações que os diferem.
Por exemplo, enquanto o agronejo visa enaltecer a roça cs, o country visa mostrar a vida do campo como ela é, dando destaque, especialmente, para os instrumentos utilizados. Já no sertanejo, é mais comum vermos letras direcionadas a relacionamentos amorosos.
No Brasil…
O country, chegou tomando conta das violas caipiras, onde também eram cantadas modas que relatavam a vida do homem no interior e sobre todas as belezas que havia no campo. A partir dos anos 60, a moda de viola criou a vertente do sertanejo, onde diversas duplas começaram a ser formadas, ganhando destaque na cena.
Foi nesse momento, que o country norte-americano diferenciou-se do sertanejo brasileiro que estava nascendo. O sertanejo passou por diversas fases, a romântica, a sofrência, a pop, e, atualmente, o sertanejo mescla-se com diversos gêneros, como o funk, o trap e o pagode.
O country, por seu lado, continuou mantendo-se fiel às suas raízes e não sofreu modificações em sua cultura e no tema das suas letras.
Por exemplo, a música ‘‘Off Road’’ com 4i4 com Ricco Montana, fala sobre a atividade que está sintonizadas com a natureza e valoriza o ar puro, o espírito de coletividade e os bons momentos J
4i4: projeto do movimento country no Brasil
Pedro Paulo, do projeto 4i4, é um dos precursores do movimento country no Brasil. O cantor apresentou o Country Life, que dá destaque a toda a cultura que envolve o movimento, com músicas que bebem diretamente da fonte do country norte-americano, enaltecendo a vida simples, cercada de natureza e animais, com comida e música típica do campo.
O repertório do projeto 4i4, que está sendo distribuído pela New Music Brasil, é responsável por trazer à tona o estilo country no Brasil, ganhando, a cada lançamento, notoriedade por todas as mídias sociais e paradas de áudio.
Pedro Paulo tornou-se um dos maiores nomes da cena por trazer smúsicas relatam a vida real de um cowboy, que vive por inteiro o movimento e a cultura country.
Em 2023, Pedro Paulo foi convidado por Antonio Moraes para gravar a versão brasileira do hino americano da PBR, ‘‘Be Cowboy’’, prevista para ser lançada durante o segundo semestre deste ano.
O evento Professional Bull Riders (PBR) finaliza, nos Estados Unidos, em dezembro com a última etapa, situada em Nova York. O ranking de 2023, atualmente conta com 20 brasileiros disputando.