23/12/2022 às 17h01min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h06min

“É preciso ter capacidade intuitiva no seu negócio para ser bem-sucedido”, garante a especialista em core business, Josiane Barbieri

O encontro fez parte da iniciativa ‘Inovatio Meetings’, realizada por Rodrigo Scortegagna, Diretor de Relacionamento e Produto do Grupo Foto Sul

SALA DA NOTÍCIA Verônica Vargas Muccini Longhi
Divulgação
“É preciso ter capacidade intuitiva no seu negócio para ser bem-sucedido”, garante a especialista em core business, Josiane Barbieri
 
  • O encontro fez parte da iniciativa ‘Inovatio Meetings’, realizada por Rodrigo Scortegagna, Diretor de Relacionamento e Produto do Grupo Foto Sul
Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul é uma região com um polo empreendedor muito forte. Desenvolver habilidades e gerir equipes de maneira que se consiga extrair os seus melhores resultados é uma tarefa desafiadora, mas possível. Na última quinta-feira, 15 de dezembro, um grupo de mais de vinte empresários da região se reuniu no restaurante Copa Terra e Mare, em uma ação promovida pelo empresário Rodrigo Scortegagna, trazendo como convidada a psicóloga e especialista em core business, Dra. Josiane Barbieri, sócia diretora da Metanoia Dirigencial, palestrante, consultora empresarial e docente da Antonio Meneghetti Faculdade.

Josiane possui mais de 25 anos de experiência orientando empresários, executivos e jovens empreendedores a conquistarem seus objetivos profissionais. A profissional veio a convite do projeto “Inovatio Meetings”, do empresário Rodrigo Scortegagna que tem como objetivo instigar e desenvolver habilidades em jovens empresários sobre inovação, estudando cases de sucesso. “Inovar é uma jornada de aprendizados diários, sabendo disto criei um momento para troca, o ‘Inovatio Talks’, em que trarei cases de sucesso para dividir sua história, e nossa primeira convidada foi a Dra. Josiane”, comemora Scortegagna.

“Hoje se vive na globalização, em um contexto em que a concorrência é muito acirrada, as mudanças sociais são rápidas e constantes, demandando uma inteligência superior do Líder para poder se destacar no mercado interno e externo. É preciso adaptar-se aos desafios diários”, pondera Josiane.

Nesta conversa, Josiane conta um pouco sobre sua carreira, e dá algumas dicas para que se consiga desenvolver uma equipe, que prospere, na vida profissional e pessoal.

Sabemos que observar, trocar e sentir o ambiente ao seu redor são algumas das atitudes que os empreendedores precisam ter para que consigam construir um ambiente enriquecedor. Como você sente que se pode construir isto?

Dra. Josiane: Essas três questões que você pontuou, são premissas que deveriam ser básicas para os empreendedores, mas que muitas vezes é desafiador. Primeiro, pois são “engolidos” pelas tarefas do dia a dia, e entram no automático. Acabam tendo uma visão de curto prazo. Qual problema eu preciso resolver amanhã? Ou em uma semana. É um mindset que precisa ser modificado para que se possa ter, realmente, uma atitude empreendedora. E o que é isso, então, né? São pessoas que buscam e enxergam soluções e oportunidades mesmo em cenários de conflitos e com riscos. Eles observam o que está acontecendo ao seu redor, trocam com o seus e sentem quais atitudes devem ser tomadas. E tomam. Um dos principais fatores que caracteriza este líder com atitude empreendedora é a capacidade de ter uma gestão intuitiva do seu business, isso significa saber intimamente o que acontece no seu negócio. Existem inúmeros caminhos, escolhas que podem ser realizadas, e por meio de sua racionalidade intuitiva, o líder sabe escolher aquela única opção que dá a máxima eficiência ao seu escopo.

Corriqueiramente escutamos a frase “os problemas para fora da empresa”. Na sua opinião, isso é possível? Os aspectos da nossa vida privada influenciam em nosso sucesso profissional?

Dra. Josiane: Por um bom tempo isso foi dito que era possível, separar a mesma pessoa em duas. Em casa eu sou uma, e no trabalho sou outra. Porém, o que sabemos, e vemos, é que um é a extensão do outro. O indivíduo é o mesmo.

E por último, aquela máxima “diga-me com quem andas e te direi quem és” pode ser aplicada a trajetória do líder?

Com toda a certeza. Mas vamos dar um passo para trás e falarmos sobre como a nossa imagem afeta os nossos resultados. Com quem eu me identifico? Com quem eu escolho estar? Quais são os círculos sociais que eu vou me inserir?

Vou fazer uma analogia:

Quando falamos sobre nossa alimentação, cuidamos, zelamos, optamos por escolher as melhores opções para que, além de nos alimentar, também nos nutram e possamos absorver tudo o que nosso corpo precisa e de maneira saudável. É a mesma linha de raciocínio na máxima social. Com quem ‘andarmos’, irá ter a mesma consequência da nossa alimentação. Do que, e de quem eu me alimento? Isso afetará diretamente suas tomadas de decisão, e consequentemente, seu negócio.

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