19/12/2022 às 15h23min - Atualizada em 20/12/2022 às 00h00min

Poliomielite: apenas 4 cidades do AM têm cobertura vacinal além do recomendado e FVS faz alerta

Vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite, doença infectocontagiosa causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus. A doença causa a paralisia infantil.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/19/poliomielite-apenas-4-cidades-do-am-tem-cobertura-vacinal-alem-do-recomendado-e-fvs-faz-alerta.ghtml

Vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite, doença infectocontagiosa causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus. A doença causa a paralisia infantil. Vacinação contra a Poliomielite no Amazonas
Henrique Souza/Semsa
Apenas quatro cidades do Amazonas tiveram cobertura vacinal contra a poliomielite além do recomendado, entre janeiro a novembro de 2022. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (19), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que fez um alerta aos moradores do estado.
Conforme dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), janeiro a novembro, somente quatro cidades apresentaram cobertura vacinal além dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde: Urucurituba, Careiro da Várzea, Itapiranga e Silves.
Manaus e os demais municípios apresentam média abaixo da meta de cobertura.
Até o mês de novembro de 2022, o O Amazonas registrou 69,6% de cobertura vacinal contra a poliomielite nas crianças de até 2 anos de idade.
Desde 2019, a média anual de cobertura apresenta redução e tem se distanciado do cenário ideal preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%.
Risco
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou que a vacinação contra a poliomielite busca evitar a reintrodução do vírus no estado. "Com a adesão à vacinação, aumentaremos a nossa cobertura vacinal e alcançaremos a meta estipulada pelo MS", disse.
Para evitar a reintrodução da poliomielite no Amazonas, foi emitido um alerta aos profissionais, autoridades e gestores em saúde dos 62 municípios. As orientações estão na Nota Técnica conjunta nº 023/2022 – FVS-RCP/SES-AM, disponível em: https://bit.ly/3bjXfsb.
Vacina
De acordo com a FVS, a vacina é disponibilizada em unidades de saúde da capital e interior. Em Manaus, o imunizante está disponível em 171 unidades; arte delas atende até 20h. Veja a lista aqui.
A vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite, doença infectocontagiosa causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus. A doença causa a paralisia infantil.
A vacina está na lista de imunizantes do esquema vacinal infantil de rotina. O esquema vacinal consiste na administração de três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.
O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. Devem ainda ser administradas duas doses de reforço, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade.
A diretora-presidente da FVS-RCP orientou que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde. "É muito importante que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde, para que as crianças sejam imunizadas contra a poliomielite, e assim crescer com melhor qualidade de vida", acrescentou Tatyana Amorim.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/19/poliomielite-apenas-4-cidades-do-am-tem-cobertura-vacinal-alem-do-recomendado-e-fvs-faz-alerta.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.