12/12/2022 às 21h20min - Atualizada em 12/12/2022 às 21h20min

Eleitos no Amazonas são diplomados pelo TRE-AM

Foram diplomados deputados estaduais e federais, senador, governador e vice

A solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022, para os cargos de governador e vice, senador, deputados federais e deputados estaduais, ocorreu na tarde desta segunda-feira (12). A cerimônia iniciou às 17h30 no auditório desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, situado no prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

A diplomação foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), desembargador Jorge Lins e contou com a presença de representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo municipal e estadual.

Esta é a última etapa formal, antes da posse dos eleitos. No dia 1º de janeiro de 2023, tomam posse governador e vice. Para os cargos legislativos, a posse ocorre em 1º de fevereiro de 2023. A partir de 2026 a data da posse mudará para 6 de janeiro do ano seguinte do pleito.

Eleito para o segundo mandato, o governador Wilson Lima (União Brasil) e seu vice, Tadeu de Souza (Avante), haviam confirmado presença antes mesmo do evento. Wilson Lima foi eleito no segundo turno com 1.039.192 votos e vai governar o Amazonas por mais 4 anos.

Para o Legislativo, 24 deputados estaduais também foram diplomados. Entre os ocupantes das cadeiras na Assembleia Legislativa do Amazonas, 10 foram eleitos e 14 foram reeleitos para os próximos 4 anos.

Na câmara em Brasília (DF), 8 deputados federais devem representar o estado de 2023 até 2026. O deputado federal Átila Lins (PSD), compareceu à cerimônia, ele deve somar 9 mandatos como deputado federal, sendo o parlamentar amazonense com mais mandatos entre os representantes da Câmara. Outro eleito para a Câmara, o então vereador Amom Mandel (Cidadania) também compareceu a solenidade. Ele é o mais novo a ser eleito, no entanto, levou a maior votação, um total de 288.555 mil votos.

No senado, Omar Aziz (PSD) está reeleito e ocupa pelos próximos 8 anos a única vaga pelo Amazonas em disputa nas eleições 2022. Omar foi eleito com 783.539 votos e não compareceu à diplomação.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.