01/12/2022 às 18h34min - Atualizada em 02/12/2022 às 00h06min
Mercado imobiliário aposta em experiência verde
57% dos consumidores brasileiros buscam por imóveis integrados com a natureza. Em Santa Catarina, por exemplo, jovens nascidos entre 1985 e 1999 têm procurado imóveis com áreas como academia ao ar livre, área gourmet externa, espaço yoga e redário.
Dezembro, 2022 – A tendência de maximizar experiências ao ar livre está no radar de construtoras e incorporadoras no país. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica divulgada pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) apresentou como preferência dos consumidores (57%) a busca por imóvel que tenha espaços arejados e integrados com a natureza.
A preocupação é ainda maior dos jovens da geração Y, nascidos entre 1985 e 1999, que têm sido responsáveis por mudanças significativas no setor imobiliário. No litoral norte de Santa Catarina, apartamentos com grande oferta de serviços e áreas de convivência em meio a natureza têm sido cada vez mais valorizados por consumidores dessa faixa etária. É o que apontou levantamento feito pelo Grupo Prospecta, empresa de inteligência de mercado, com pessoas de diversos estados, sendo que mais de 90% moram em Santa Catarina. De acordo com a pesquisa, mais de 50% dos entrevistados pagariam mais caro no imóvel se o empreendimento viesse equipado com itens como: redário, academia ao ar livre, área gourmet externa, jogos ao ar livre e espaço yoga.
“A pandemia acelerou a busca por imóveis em áreas verdes e os espaços ao ar livre estão se tornando uma grande prioridade para os consumidores. As construtoras estão cada vez mais atentas a essa realidade para oferecer imóveis com esse perfil como é o caso do Parque Camboriú, com 8.500m² de área preservada, pista de caminhadas em meio ao verde, espaço fitness ao ar livre, área de yoga, espaço zen e redário ao ar livre”, avalia o diretor da Sagapes Bruno Sagas que faz a gestão de vendas do empreendimento.
Outra preferência é por imóveis compactos, com menos de 70m², com ampla oferta de serviços e espaço coworking. “Serviços como lavanderia e pet shop estão entre as praticidades que iremos oferecer dentro do empreendimento, além da ampla oferta de comércios ao redor do empreendimento. É uma característica valorizada por compradores e também por aqueles que desejam deixar o imóvel para aluguel por aplicativo”, avalia o gestor.
Saiba mais sobre o Parque Camboriú O Parque Camboriú terá 8,5 mil m² de área de mata preservada e mais de 60 itens de lazer, incluindo pista privativa de caminhadas em meio ao verde, camping, piscina, sauna, academia, playground, brinquedoteca, redário, spa, áreas gourmets, salão de festas, salão de beleza e pet care. Haverá também espaços multimídia e estúdio de gravação audiovisual como é o caso da sala de gamer, podcast e de videoconferências. Ao todo, serão três torres residenciais com 26 andares e apartamentos de um, dois ou três quartos com metragens que variam entre 40 m² e 84m².
Já a preocupação com a sustentabilidade, além da área verde preservada, fica evidente na concepção do projeto arquitetônico que segue o conceito biofílico de integração da natureza com o edifício. É o caso do desenho das torres, em zigue-zague, que favorece a circulação de ar e a posição em relação ao sol da manhã e da tarde, dos corredores com aberturas para o ar livre e do uso de plantas para fachada verde. Além da arquitetura, o empreendimento também terá diferenciais sustentáveis aos moradores como vagas para a recarga de carros e motos elétricas, espaço para compostagem de resíduos orgânicos e usará placas fotovoltaicas que vão suprir a demanda de energia nas áreas de lazer.