Engajada em ajudar a criar um mundo melhor, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (ONU) até 2030, a plataforma on-line de promoção do inglês para instituições de ensino, YourAccess, lançou o Changemaker. Em sua segunda edição, o projeto utiliza tecnologia de gameficação para levar o entendimento a estudantes do mundo sobre questões mundiais complexas de uma forma divertida e significativa. A participação é gratuita durante todo o processo.
“O projeto é muito envolvente e já possui escolas da Austrália, Coreia e Reino Unido confirmados. Em nossa primeira edição, foram mais de 40 escolas, 200 equipes, 600 estudantes e 80 vídeos enviados no final. Queremos reproduzir o programa, sempre com o objetivo de impactar positivamente a educação, formar cidadãos conscientes e comprometidos com a criação de um mundo melhor”, declara a CEO e fundadora do YourAccess, Bruna Tadross.
Para a ONU, conforme a própria página na web da instituição, o mundo precisa ser um lugar melhor para morar. Por isso, desenvolveu os 17 ODS para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
De acordo com Bruna, o Changemaker funciona da seguinte maneira: ao entrar na plataforma, os usuários são apresentados a um ambiente parecido com o jogo de tabuleiro “monopoly”. Eles passam por diversas situações que exigem tomada de decisões baseadas em sociedade, economia e educação que são capazes de melhorar ou piorar o mundo.
“As inscrições para o Changemaker vão até o dia 25 de novembro. Entre janeiro e abril, os estudantes poderão acessar conteúdos de apoio relacionados aos 17 ODS, design thinking, entre outros materiais ricos e motivadores. No total, são mais de 15 horas certificadas para o itinerário bilíngue”, completa Bruna.
O Changemaker foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Imacocollabo, com apoio do The Global Goals, Unicef, ONU e MIT. As escolas competem entre si e, no final, cada equipe deve fazer um discurso com reflexões e sugestões viáveis para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos os participantes ganham o selo YourAccess Changemaker, com a participação de apoiadores de várias partes do mundo, as instituições recebem reconhecimento internacional.
Todas as escolas podem participar. As inscrições vão até 25 de novembro, mas quem se inscrever até o dia 15, receberá o kit pedagógico exclusivo de preparo para o Game Os apoiadores do Changemaker são UNICEF, Gerando Falcões, Layers Education, Diário Escola, Instituto Singularidades, the Learning Planet, Mastertech, SOMAS, Sustainable Development Goals e the World’s Largest Lesson.
Para mais informações, acesse https://link.layers.education/Changemaker.