17/11/2022 às 14h50min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h08min

Aumentam casos de câncer de próstata 

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
Neste mês, a saúde do homem é foco da campanha Novembro Azul, que alerta principalmente para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o qual em 2021 registrou no Brasil mais de 16 mil mortes. 

De acordo com um dos indicadores do Ministério da Saúde, em 2021 foram realizadas mais de 34 mil biópsias, contra 31 mil em 2020. Segundo o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa, do Hospital Santa Casa de Mauá, a biópsia é solicitada pelo médico quando há algo errado com os exames de toque retal e de dosagem de PSA.

Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que torna as visitas ao urologista ainda mais importante, pois o diagnóstico precoce torna possível o tratamento curativo da doença. Em algumas situações é possível o seguimento vigilante, conhecido como Active Surveillance, com diagnósticos cada vez mais iniciais.

Algumas condições colaboram para o desenvolvimento do câncer de próstata como a idade, o histórico familiar, o sobrepeso, o tabagismo e a obesidade. Por essa razão, os hábitos saudáveis ajudam na prevenção, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, além de atividades físicas e redução do consumo de tabaco e do álcool.

Quando a doença já está em estágios mais avançados causa dificuldade para urinar, sangue na urina, a diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes. Vale destacar que esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata como hiperplasia benigna ou prostatite e inflamações geradas por bactérias.

O tratamento dependerá do estágio da doença e a cirurgia e a radioterapia são consideradas métodos curativos nos casos iniciais. “Em casos avançados, é preciso uma associação desses métodos e do tratamento hormonal, além de outros paliativos, pois as definições sobre como tratar a doença somente ocorrerá após análise dos riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente” explica o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.